Adriana Rocha – Odontologia Especializada
Entre em Contato: +55 (11) 3167 0870
Horário de Funcionamento: 09:00hs às 19:00hs

DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR

Adriana Rocha - Odontologia Especializada > DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR

dtm

Disfunção Têmporomandibular ou DTM é o conjunto de desordens que acomete a articulação têmporo mandibular e os músculos mastigatórios.

A DTM afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e definitivamente tem impacto negativo na sua qualidade de vida, pois afeta sua vitalidade, seu sono, seu humor, sua capacidade de concentração, apetite, alimentação e convívio social.

A causa da DTM é multifatorial. Estão envolvidos fatores estruturais, psicológicos e sistêmicos, como por exemplo, alterações de oclusão, bruxismo (ranger dos dentes), briquismo (apertamento excessivo), anomalias articulares, deformidades ósseas, situações de estresse excessivo, traumas, artrite reumatoide, alterações hormonais. Alguns hábitos como roer unhas, chupar o dedo, morder constantemente objetos também podem desencadear DTM.

Os sintomas envolvidos são: cefaléia constante (mais de duas vezes por semana), dificuldade ao abrir a boca, alteração no encaixe dos dentes, travamento mandibular, estalidos, crepitação e zumbido nos ouvidos, dores musculares que podem irradiar para toda cabeça, olhos, pescoço, ombros, braços e peito.