Adriana Rocha – Odontologia Especializada
Horário de Funcionamento: 09:00hs às 19:00hs

PERIODONTIA

periodontia

Especialidade responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento do sistema de implantação e suporte dos dentes, formado pelo osso alveolar, ligamento periodontal, gengivas e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacterianagengiviteperiodontite.

A saúde periodontal (gengival) é fator importantíssimo para manter a saúde como um todo. É o segundo maior problema de saúde bucal dos país, inúmeras infecções sistêmicas estão associadas a doença periodontal como: infecções cardíacas, respiratórias, renais, diabetes, entre outras. Muitos estudos apontam relações diretas entre doença periodontal e abortos no primeiro trimestre da gravidez e ainda nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

O processo de desenvolvimento da doença periodontal inicia-se pelo acumulo da placa bacteriana, biofilme que aderido à superfície dental forma uma massa de bactérias que se não removido através da escovação promove o continuo crescimento de microorganismos, causando processo inflamatório denominado gengivite. Um dos primeiros sintomas da doença  é a presença de inchaços na gengiva, cor vermelha intensa e sangramento durante a escovação.

Uma vez estabelecida à gengivite e sem que haja a interferência na contínua formação do biofilme bacteriano, através da correta higienização, e o acumulo de tártaro, pode-se desenvolver um quadro de Periodontite.  A periodontite é uma inflamação  que vai além da gengiva alcançando o tecido ósseo subjacente, o ligamento periodontal e o cemento radicular formando a bolsa periodontal; ocasionando perda óssea; quando deixada sem tratamento, gera retração gengival, sensibilidade, abscessos, alteração da posição dos dentes e do encaixe entre os mesmos, mobilidade e a perda do elemento dental, ou seja, alterações na estética do sorriso.

O tratamento preventivo é a melhor solução para se manter afastada da doença periodontal, por isso estabelecemos um foco educacional desde a primeira consulta, através de questionário minucioso, check up digital, avaliação clinica, determinamos o seu risco à doença e iniciamos o combate à mesma, primeiramente com orientação da correta higiene oral, através do uso de escovas, fio dental, enxaguatórios, executamos o tratamento necessário e apos a finalização, a proposta é de controle periódico para que a doença não se estabeleça novamente, prevenir é o melhor para garantia de um sorriso saudável!

Mas a Periodontia não esta só relacionada ao tratamento de doenças, também cuida da estética do sorriso, através de alinhamento e nivelamento gengival, cirurgias para restabelecimento da linha do sorriso, recobrimento de retrações gengivais.